06 setembro 2011

Roedores sem juízo

Cadê o juízo do menino?
texto: Tino Freitas
ilustrações: Mariana Massarani
editora: Manati

Eu conheci o Tino em meados da década de 90, na época da faculdade, quando eu frequentava o barzinho em que ele tocava. Nunca trocamos mais do que algumas palavras, mas como tínhamos uma amiga em comum, lembro bem do nascimento do seu filho e da sua ida para Brasília. Passaram-se muitos anos, minha vida deu algumas voltas, e eu nunca mais tive notícias de Tino. Até pouco mais de 2 anos, quando descobri na net, nas minhas primeiras pesquisas sobre literatura infantil, os Roedores de Livros – e que descoberta especial.

O grupo foi criado por Tino e sua esposa Ana Paula, e leva a literatura infantil às crianças da Ceilândia, nos arredores da capital nacional. Os encontros acontecem nas manhãs de sábado, com mediações de leitura, inclusive com as crianças maiores lendo para as menores, leituras individuais e os brinquedos cantados de Tino. No final de cada encontro as crianças escolhem os livros que querem levar para ler em casa, e os devolvem no encontro seguinte. Eu acompanho o blog desde que o descobri e sempre fiquei encantada com o delicioso clima de aconchego presente nos encontros do grupo, me reportando para uma época longínqua, quando eu passava minhas tardes de sábado entre as crianças de uma comunidade da minha cidade. O trabalho dos roedores é um lindo exemplo de como os livros podem aproximar pessoas, encantar e motivar nossas crianças, e plantar sementinhas que certamente brotarão no futuro – visite o blog e você vai entender a que me refiro. Por tudo isso, foi imensa minha alegria ao saber da premiação dos roedores no 16˚ Concurso FNLIJ Os melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil, que aconteceu no início de junho. Como prêmio, um acervo especial com 500 livros. Não tenho dúvida que melhor premio não haveria para a toca dos roedores.

Mas isso não é tudo. O trabalho dos roedores deu outros frutos, e eu tive o prazer de conhecer também o Tino escritor, que está encantando a todos, crianças e adultos. Soube do “Cadê o juízo do menino” quando ele ainda estava no prelo, pelo blog dos roedores, e só sosseguei quando o tive nas mãos. Estávamos esparramados nos almofadões da Cultura da Paulista e nos rendeu muitas risadas a história do menino que não sabia onde deixou seu juízo e saiu fazendo muitas maluquices pela casa e na escola. O texto é todo rimado, as ilustrações de Mariana Massarani são divertidíssimas, e no final do livro o leitor é convidado a voltar para o começo e tentar descobrir onde se escondem os parafusos do juízo do menino... brincadeira que só poderia ter sido criada na cachola de um menino sem juízo, como o Tino.

O livro também é um belo exemplo de como o trabalho harmonioso entre escritor e ilustrador trás um resultado diferenciado. Tino escreveu os versos e pensou na brincadeira visual, que ganhou vida nos traços de Mariana. Quem mais ganhou fomos nós, leitores, é claro. Ah, e o juízo de Tino não sossegou, não. Outros livros estão saindo da cabeça desse roedor, e eles certamente aparecerão por aqui.

Outro dia o livro rendeu boas risadas aqui em casa, porque ao entrar em meu quarto flagrei minha filhota deitada em minha cama com o livro aberto sobre as pernas procurando os parafusos. Perguntei o que fazia e ela nem pestanejou: "Estou lendo O MENINO DO JUÍZO". 

2 comentários:

  1. Mil,
    Sou fã do Tino Freitas.

    Ainda não comprei "Cadê o juízo
    do menino?".Está na minha lista.
    rsrsrs

    Sou fã do"Controle Remoto". Já
    presenteei duas crianças com
    este livro.Foi o maior sucesso.
    Elas adoraram. Trata-se de um
    livro que já recebeu vários
    prêmios e é uma excelente dica
    de leitura.O trabalho de Mariana
    Massarani no "Controle Remoto"
    também é encantador.

    bjs e até terça-feira.
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
    blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mil,
    Eu de novo.

    Encontrei no you tube o vídeo:
    " Exposição antes de ser livro-
    Mariana Massarani " by Tino
    Freitas.
    É muito interessante.

    São rascunhos e originais da
    ilustradora Mariana Massarani
    para o livro " CADÊ O JUÍZO
    DO MENINO? Tino Freitas/ed.
    MANATI". Música: Katiúcha de
    Hélio Contreiras do CD SONHO
    DE CRIANÇA.

    Vale a pena ver e até, quem sabe,
    inserir no post, que você preparou
    sobre o livro.

    Bjs
    Cristina Sá do blog:
    http://cristinasaliteraturainfantil
    ejuvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir