04 abril 2012

Cachinhos poderosos

Peppa
texto e ilustrações: Silvana Rando
editora: Brinque-Book

Só recentemente me dei conta de que não tinha trazido ainda este livro tão especial para os cachinhos da minha casa, cuja capa virou, inclusive, minha "foto" na blogosfera. Lembro do dia que conheci Peppa na livraria, e de como o achei imediatamente a nossa cara.

É que Peppa tem um cabelo cheio de cachinhos, mas não quaisquer cachinhos. O cabelo de Peppa é incrivelmente forte e resistente, capaz de arrastar coisas bem pesadas, e de entrar em muitas das brincadeiras da menina. Entretanto, embora se divirta bastante com seu cabelo, um dia surge no caminho de Peppa uma oportunidade de ter seu cabelo diferente, liso e sedoso. E essa oportunidade até tira o sono dela... Bom, ter um cabelo diferente tem suas vantagens, mas também suas desvantagens, e as primeiras aparecem em forma de uma looonga lista de proibições. Não demora muito para Peppa perceber que ter um cabelo "perfeitinho" era acima de tudo, MUITO CHATO!!! Ahhh, vocês já imaginam o final, não é?

Já lemos tantas vezes aqui em casa, e a cada vez eu fico pensando se um dia a minha Cachinhos vai se render a tentação de ter um cabelo diferente, ou vai resistir bravamente a tentação de seguir a direção da manada. Eu resisti, mas não poderei exigir o mesmo dela (quando ela tiver idade para tomar tal decisão e se submeter aos torturantes procedimentos capilares, claro). Por enquanto ela parece bastante tranquila com os seus cachinhos, mas Peppa chegou para ela em uma época em que, às vezes, ela me pedia na hora de arrumar seu cabelo para ir à escola: "Mamãe, você faz meu cabelo igual ao da fulaninha?" e quando eu fazia o penteado que a fulaninha usava ela se irritava, chorava e dizia: "assim não, mamãe, o cabelo dela não é assim, ele fica lisinho". Conversas e leituras depois, os pedidos já não se repetem, e vejo minha menina assumindo seus cachos com tranquilidade, embora eu não possa precisar até quando. Bom, certo é que ela tem um exemplo de orgulho pelos cachos em casa...

atualização em 23/08/2012: outro dia, enquanto lavava o cabelo, ela me perguntou se para ele ficar lisinho ela precisava das proibições. Associei imediatamente a este livro e perguntei "a lista de proibições de Peppa?" Ela confirmou e eu disse que sim, era preciso. Sua resposta foi "ah, então eu não quero que ele fique lisinho não"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário