14 abril 2012

Quem tem pipi?

Ceci tem pipi?
texto: Thierry Lenain
ilustrações: Delphine Durand
tradução: Heloisa Jahn
editora: Companhia das Letrinhas

Ceci foi uma deliciosa descoberta que eu fiz há alguns meses atrás no blog da Paloma. Ela é fã dos livros de Thierry Lenain, um francês que tem duas filhas e que busca em seus livros defender as meninas. Acabei virando fã também, e além do Ceci tem pipi?, comprei Ceci quer um bebê e Os beijinhos da Ceci, mas segundo o cronograma maluco que eu defino para apresentar os livros para a filhota, só chegou a hora do primeiro.

No ano passado as questões sobre meninos e meninas ficaram bastante latentes no dia-a-dia da pequena: o que meninos podem fazer, o que meninas não podem, o que meninas devem gostar, o que meninos não devem gostar, enfim... ela também ficou bem curiosa sobre as diferenças físicas de meninos e meninas, e Ceci a conquistou de cara. É que Ceci é uma menina como todas as outras, mas que consegue ser bem diferente - Ceci desenha mamutes no lugar de florzinhas fofinhas, joga futebol e tem bicicleta de meninos! Ahhhh, e isso dá um nó na cabecinha de Max, colega de escola de Ceci, para quem, até então, meninos e meninas não podiam fazer e gostar das mesmas coisas.

Achei a idéia do livro sensacional, pois além de questionar os critérios bobos que criamos para definir as "coisas de meninos e de meninas", procura quebrar com a idéia de que "falta algo às meninas". Não sei quase nada sobre o assunto, mas sei que segundo Freud, na primeira infância, a idéia de castração leva as meninas a um sentimento de inferioridade - e taí um sentimento que se eu pudesse evitaria em minha filha. Esse é o primeiro livro voltado para crianças em que vejo o tema ser abordado, sem tapeação, sem tratar a criança como boba, mas de forma lúdica e buscando apresentar a questão na visão da criança.

Eu concordo inteiramente com Thierry que diz que "quando o pessoal Com-pipi se achar um pouco menos espertinho, quando parar de achar que é mais forte, as coisas vão melhorar para todo mundo (inclusive para o pessoal Com-pipi)". Eu também tenho absoluta certeza disso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário